Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

EDIFICAR A CASA

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mt. 7:24-27)                                                                                                                                                        
Edificar a casa sobre a Rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu, não age com imprudência e superficialidade.
A obediência é o sólido fundamento para que possamos resistir às tempestades da vida.

Temos ouvido da constante e veemente investida do mundo em nossos dias contra a palavra de Deus.
São inúmeros seguimentos da sociedade atacando a palavra de Deus, tentando e lutando para provar que a bíblia é obsoleta e seus princípios e ensinos ultrapassados.

Temos visto, por outro lado, as consequências na sociedade de famílias completamente desestruturadas, que estão se esfacelando justamente por desconhecerem ou rejeitarem os princípios da palavra de Deus concernentes a vida no lar.
Temos visto e ouvido, de famílias completamente destruídas.
A causa de todas estas mazelas é a falta de conhecimento da palavra ou falta de obediência a Palavra de Deus.

Quando olhamos para este trecho do sermão da montanha pregado por Jesus, encontramos a forte ênfase que o Mestre dá a que vivamos e pratiquemos aquilo que temos ouvido do Senhor.
Esta simples, mas profunda ilustração que Jesus contou encerra lições preciosas que nos ajudarão na edificação do nosso lar sobre a Rocha que é o nosso Senhor.

Edificar o lar sobre a rocha é ouvir e praticar a palavra de Deus.

Quando edificamos o nosso lar sobre a rocha, somos levados a aprender algumas lições fundamentais.

  • Edificar sobre a rocha não nos isenta de provações no lar. 
O que descrito na parábola que Jesus contou é que não importa se você conhece e pratica ou se você não conhece e não pratica a palavra, pois ninguém está isento da tempestade!
Nenhuma família está isenta da tribulação.

Jesus conta que quando a tempestade se abateu, ela veio tanto sobre a casa edificada sobre a rocha como também sobre a casa edificada sobre a areia.

No mundo em que vivemos, querer viver debaixo dos princípios da Palavra de Deus pode nos expor a mais provações do que aqueles que não desejam ter um relacionamento com Deus.
Todavia, lembremos o que a Palavra de Deus nos diz.
"Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados;" (I Pe. 3:12-14)

Embora não estejamos isentos das provações e tempestades da vida, edifiquemos sobre a rocha, pois isso não apenas agrada ao nosso Deus, mas é abençoador para nossa família.

  • Edificar sobre a rocha nos dá condição de suportar e vencer as dificuldades no lar. 
Veja o que Jesus diz na parábola.
"E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha." (Mt. 7:25)
As tempestades, tribulações, calamidades, tragédias da vida podem até se abater sobre o nosso lar e família, mas quando estamos edificados sobre a rocha, temos condições de suportar e vencer as dificuldades que nos sobrevém.

Quando praticamos a palavra que temos ouvido do Mestre, fica muito mais fácil suportarmos e superarmos as tribulações que acometem o nosso lar.
É na palavra e na sua prática que experimentamos o agir de Deus em nossas vidas.
Deus muitas vezes age nos dando condições para lidarmos com os problemas e encontrarmos a solução para as dificuldades.

Às vezes, quando a solução não vem é na palavra que encontramos a força para lidar com as circunstâncias e a sabedoria para sabermos como proceder em cada detalhe na situação que estivermos enfrentando.
Embora não estejamos isentos das provações, temos condição de suportar e vencer as dificuldades no lar quando edificamos sobre a rocha.

  • Edificar sobre a rocha nos livra da ruína no lar. 
O que seria de nós se não fosse a palavra de Deus?

"E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." (Mt. 7:26-27)

Jesus deixa claro nesta parábola que mesmo passando pelas tempestades, os que conhecem e praticam a palavra estão livres da ruína resultante de se passar pelos vendavais da vida.
Aquele que ouve e não pratica ou despreza os ensinos do Senhor é comparado ao homem que edificou sobre a areia.
A tempestade se abateu e foi grande a sua ruína.

O homem que ouve e pratica é comparado ao que edifica sobre a rocha.
Diz a parábola que tudo que acometeu a casa do que edificara sobre a areia aconteceu também com o que edificara sobre a rocha, porém, a diferença é que este último foi livre da grande ruína.

Deus não apenas hoje, mas por toda a nossa vida deseja livrar-nos da ruína.
Os seus mandamentos para nossa vida, suas ordenanças e exortações são princípios de vida para que nós observemos e vivamos.

"Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." (Dt. 30:19)

Se quisermos que a nossa família sobreviva às tempestades da vida é necessário que a edifiquemos sobre a rocha.
Ouvir e praticar a palavra de Deus é edificar sobre a rocha.

Há um mundo e uma sociedade que cada vez mais se afastam da palavra de Deus.
Infelizmente, para estes a única coisa que lhes espera nesse caminho é a completa ruína.
Que Deus tenha misericórdia de todos quantos se acharem nessas condições e que em tempo haja arrependimento para que as famílias sejam de fato edificadas sobre a Rocha e não sobre a areia como tem sido.

É na palavra de Deus que encontramos condições para superarmos todas as dificuldades da vida.
Nela encontramos sabedoria, direção, livramento, ensino.
Nela há instrução para o ancião, para o marido, para a mulher, para o pai, para a mãe, para o filho, para o jovem e para quem tiver necessidade.
Que Deus nos abençoe e edifiquemos sobre a rocha.
Ouçamos e pratiquemos o que a Palavra de Deus nos manda.

Quero te dizer que se Jesus for a Rocha que sustenta a sua vida mesmo em meio as tempestades você será uma pessoa inabalável!
Decida hoje submeter a sua vida aos princípios de Deus, permitir que o Espírito Santo transforme todas as áreas de sua vida e entenda que Aquele que te sustenta em todos os momentos e que te dá a vitória é o Senhor.
Deus o abençoe.

Amém!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário